Tuesday, October 17, 2006

Sérvia

Este fim de semana fui à Sérvia, mais propriamente, Belgrado. Devo dizer que me surpreendeu positivamente. Estava à espera de uma cidade destruída pela guerra, mas isto de facto era uma pré-concepção idiota. Como é óbvio, a maior parte do centro da cidade já foi reconstruído. Reconstruído com a ajuda externa, que pelos vistos só é usada para reconstruções, numa de dar um bom aspecto, depois da cagada da guerra, com aquele povo a receber salários de 150 euros, com preços, em mtas coisas, semelhantes a Portugal.

Belgrado é definitivamente um sítio a visitar: muitos poucos turistas, nativos simpáticos e uma cidade bonita de se visitar - com uma fortaleza no topo da colina de onde se vê a junção do Sava e do Danúbio, e ainda um pôr-do-sol belíssimo. Por outro lado, existe algo que nos faz sentir mal, os sérvios são, em geral, muito grandes (realmente n admira serem bons no volei, basket e andebol) :P Isto faz com que se coma muito nos restaurantes, mas por pouco dinheiro (menos mal :P). Qto a dinheiro, pensei que iria encontrar uma cidade barata, mas n foi isso q vi. Bem, se calhar fui aos lugares chiques. 2.5 euros por uma cerveja num bar, é coisa q n tou habituado em Bp.

Ainda assim, adorei a visita, tive la 1 noite e 2 dias, com viagens nocturnas, de comboio, para chegar e partir. Ah! e o comboio foi barato! 27 Euros.

Anyway, foi interessante visitar o país tb pelo lado de falar com as pessoas sobre a história recente do país. É sempre bom encontrar opiniões que façam de contraponto ao que nos tentam convencer na televisão.

Percebi que além das tensões ainda existentes com povos da Ex-Jugoslávia (croatas, muçulmanos, ...), é de reter o ódio (expressão tvz forte de mais...) pelos americanos e pelos albaneses. Não admira, tb n gostava que me despejassem bombas com urânio no meu país, ou que me invadissem parte do país para depois a declarar independente...

Ah, e a melhor parte do fds foi apaixonar-me uma vez mais :). Foi bom reecontrar aquela bela sensação, ainda que... as perspectivas n sejam as melhores. Anyway, life goes on.

Abraços da diáspora :).

5 comments:

ear said...

atenção à 3ª regra.. :P

SinjinSmith said...

q vem a ser?

ear said...

ñ se comprometer com ng em erasmus :P

Anonymous said...

Qual é a 1ª e a 2ª ?

ear said...

o que se passa em erasmus fica em erasmus.. vale por 2 :D