Tuesday, September 19, 2006

Noites de Budapeste

A ler: Hungria: manifestação contra o primeiro-ministro marcada por confrontos com a polícia

Pois é, o raio do PM ca do sitio é mesmo uma besta. Nao é que o gajo nao se quer mesmo demitir?!

Aquilo ontem descambou (os radicais no meio das pessoas comuns fazem sempre merda), vamos la ver o que se passa hoje. O pais continua a funcionar normalmente, mas em todas as cidades os protestos sao crescentes e parecem so poder terminar com a demissao do governo, ja que pela constituicao so a assembleia pode demitir o governo, o que n deve acontecer pois eles tem a maioria, como é obvio.

Parece impossivel, mas a Hungria esta em muito pior situacao q nos. O defice anda pelos 10% (+-5 em Pt), o Florim desvaloriza a cada dia que passa, o crescimento economico deve passar de 7,5 % no ano passado para 4% este ano e 2% no ano que vem, as pessoas ganham mal e os impostos tem vindo a aumentar nestes ultimos meses. Isto tudo ao mesmo tempo que uma escassa elite engorda cada vez mais (o PM é um dos que tal - tava-se mesmo a ver n tava?). Realmente nao admira a quantidade de sem-abrigo. É triste assistir ao triunfo do capitalismo selvagem e sem regras.

Ah! E os estudantes vao ter de comecar a pagar propinas neste proximo ano (+-350 Euros / Semestre para BSc. e 500 para MSc.)! Amanha havera tb manif da estudatada. Isto ta quentinho esta...

Por mim, vou evitando os hots spots e assistindo a tudo ao longe, que para um estrangeiro n e grande ideia andar la pelo meio (ja nem falo nos skins q tb se juntaram a festa, claro).

E assim acontece, espero q tudo se resolva rapido para o bem de todos.

No comments: