Wednesday, January 19, 2011

Presidenciais - A minha analise

Cavaco Silva

Foi um dos principais responsáveis pelo esbanjamento de fundos comunitários no nosso país e, tambem por isso, mas não so, pelo estado a que o país chegou pelos 10 anos que esteve no poder em como PM. Muitas decisões foram erradas e há um preço político a ser pago.

Só por isso nunca poderia votar nele, já não falando de outras questões mais discutiveis como a sua falta de presença, a sua falta de cultura e tacanhez que demonstra. Para além do mais, acabou por nunca explicar os esquemas em que se viu envolvido (acusações dúbias de escutas por parte do governo; acções da SLN).

Manuel Alegre

Confesso que a minha simpatia em relação a MA se tem vindo a desvanecer. Manuel Alegre passou 30 anos na Assembleia da República, sem assumir cargos de grande relevo (apesar do PS ter estado com frequência no poder). Sinceramente, estou farto de políticos profissionais. Estou farto daqueles politicos que passam uma vida a arrastarem-se num orgão como a Assembleia da República, sem que abram espaço para que sangue novo venha rejuvenescer o Parlamento. Alguém que chega a deputado deve, no meu ponto de vista, ficar lá 1, ou no máximo 2, sei lá, 3 mandatos e depois evoluir (líder de bancada ou funções governativas) ou então abandonar. Ficar agarrado como uma lapa ao lugar no Parlamento é que eu abomino.

Por muito que ele não queira, Manuel Alegre é do sistema. É um político profissional com uma reforma choruda que passou a vida descansado no relaxo do parlamento. Como tal, não posso votar nele, pelo menos na primeira volta.

Francisco Lopes

Francisco Lopes é um candidato que aparentando competência e seriedade, não me inspira a imagem de conciliador que se espera do Presidente. Isto porque é militante comunista a 150%, e como tal tem uma agenda radical que apenas a espaços se coaduna com a minha visão do que deve ser o sistema político e as próprias políticas em Portugal.

José Manuel Coelho

Um candidato muito importante para que os portugueses não percam a capacidade de protesto, de denúncia e o sentido de justiça que são necessários para que gente como o Presidente do Governo Regional da Madeira e toda a canalha que anda pela política tenha cada vez menos hipóteses de sucesso.

Fiquei muito contente pela sua candidatura ter sido aceite: tira votos a Cavaco Silva (tal como qualquer outro candidato) e traz dignidade à política pelo facto de um cidadão sem recursos (dinheiro, contactos) participar na eleição. Só enriquece a nossa democracia.

É claro que isto não chega para votar nele.

Defensor Moura

Defensor Moura, pelo seu passado (apesar dos longos 16 anos como Presidente de Câmara não me agradarem especialmente - pela duração, não pela actuação) e pelos combates que elegeu para esta candidatura (regionalização e combate à corrupção e clientelismo) merece o meu maior apreço. Denúnciou trapalhadas de Cavaco Silva e fez muito bem. Os Portugueses devem conhecer o melhor possível quem os governa.

Votaria nele, mas...

Fernando Nobre

Depois do hype inicial, os debates na TV trouxeram-me de volta à realidade. Fernando Nobre tem todos os méritos e mais algum, mas deu aspecto de gabarola e de alguém com um ego muito grande. Ainda assim, continuo a achar que é o melhor candidato e também que para haver mudanças de fundo no nosso país precisamos de sangue novo na política. Gente que venha de fora do sistema, com méritos demonstrados (e penso que os seus méritos se enquadram perfeitamente na Presidência) e que contribua para termos uma classe política mais limpa e mais competente.

O meu voto está com ele porque quero mudança a sério. Estou farto de políticos profissionais! Sanguessugas!

1 comment:

RFS said...

temos claramente posições opostas relativamente ao que deve ser uma campanha.

acho que o que se viu foi uma espécie de 3 mosqueteiros mas ao contrário (um contra todo). honestamente acho que a postura de cavaco foi a mais correcta. não honrar provocações com respostas deveria ser suficiente para elas serem desconsideradas. mas parece que assim não é. provavelmente porque haja quem ache que denuncias em discurso indirecto impliquem esclarecimentos.

relativamente a coelho não me parece que seja importante. não me senti representado enquanto povo sem ligações. não senti que o panorama político tenha enriquecido. mas enfim, isto é a minha opinião. também nunca apreciei os ranchos que actuavam no largo da câmara.

falando em câmara, defensor moura levou esta campanha como umas férias. sempre ali por viana, a matar saudades dos tempos de autarca. escolher uns temasitos mais mortos que a sta maria adelaide para comentar e seguir o manuel alegre nas suas investidas... enfim.

nobre prometia, mas para mim teve um desempenho semelhante à economia irlandesa. foi triste. não é alternativa e não tem substancia. e relativamente a esqueletos no armário, talvez os dele nunca tenham saído porque nunca se apresentou como ameaça para alegre. também quero alguém de fora do sistema. mas não pode ser esse o único critério.

Um ponto só oh xor gonca: eliminando a hipótese de uma vitória à primeira volta é mais fácil para ti votar num politico que passou uma vida a arrastar-se na assembleia e que fez uma campanha centrada nas falhas do outro do que num que mesmo que tendo feito opções e decisões erradas e tendo uma postura longe de consensual as assuma e tenha sempre uma postura coerente?

É esta a questão real. Estamos a decidir numa situação real. não ideal.