Thursday, May 28, 2009

Democraticamente obrigatório

É impressão minha ou afirmar que o voto obrigatório pode «proteger a democracia» é uma contradição e desresponsabilização da classe política? Vejamos: se eu não voto é porque a classe política não tem qualquer credibilidade para mim. Diz-me o Sr. Carlos César que eu estou errado. Se algum dia for obrigado a votar ou armar a fruta. Ainda não sei como... mas vou!

2 comments:

Simão said...

Eu não vejo como grande problema o voto ser obrigatório.

Acho que a desresponsabilização das pessoas em relação ao País é uma coisa má.

E a mim faz-me confusão ver malta que não foi votar a dizer mal e a protestar com o governo e os deputados. Se não se envolveram na escolha não acho que tenham direito a reclamar com quem lá está.

A abstenção não é mais do que um sinal de que as pessoas se estão a cagar para o País e para os destinos deste. Claro que isto é a minha interpretação e é possível e provável que não seja sempre assim.

Mas a meu ver se alguém não está contente com os políticos e acha que são todos uma merda, então devia ir às urnas na mesma e votar em branco. Assim pode demonstrar o seu descontentamento relativamente a qualquer das opções existentes.

Claro que idealmente as pessoas deviam ir votar sem precisarem que o voto seja obrigatório. Mas o voto mais do que um direito devia ser um dever de ser cidadão.

Mas é a minha opinião. =)

SinjinSmith said...

o voto é um dever :)