Friday, March 28, 2008

[Timor] Aqui estou eu

O sol, ... bem ainda não deu para ver muito, costuma tar encoberto, uma vez que estamos na época das chuvas. Chuva... quentinha. Mesmo, porque aqui, tirando dentro de casa com o ar condicionado, lá fora é sempre um forninho... (surprise surprise)

Por agora ainda me estou a adaptar. Começou tudo na viagem, ao sair do Porto às 6 da manhã, não deu mesmo para dormir. Escala em Frakfurt, Doha (Qatar, primeiro choque de calor), e depois mais 11 horas até ao paraíso de Bali. Foi pior ainda, foram mais de 11 horas, e aidna tivemos uma paragem em Kuala Lumpur em que tivemos de ficar no avião. Mas pronto, no Porto encontrei "outra" Prof. (esta mesmo a sério), e assim tive companhia pela viagem. Portanto, Bali, sim senhor, coiso e tal bonito, apesar de ter turistas pa catano, o sítio era porreirinho, e tenciono lá ir antes de rumar à Tugalândia (a ilha tb é grande).

Durante a viagem foi dando para aprender com a Prof, que definiu 3 tipos de tugas que vêm dar aulas para a Uni em Timor: neo-colonialistas, aventureiros e "pessoal que está mal consigo mesmo". Eu pelo que vi até agora, até concordo. Os primeiros são os que gozam com os timorenses, e dizem que isto é uma merda para sentirem que Portugal é mto bom (!!!). Os segundos são pessoas como eu que querem ver coisas diferentes, e os terceiros, querem fugir de alguma realidade (tb axo q já vi).

Mas pronto, voltando à viagem... Dp de Bali (q foi porreiro e barato (tem de servir alguma coisa termos uma moeda forte)) apanhei o avião para Dili, onde estavam à nossa espera. Dp instalar, reunião com profs (parece que este semestre somos poucos tanto é que qs nem há pessoal para dar Electrotecnia), jantar e cafezada no Hotel Timor, e voltar para casa, já que o recolher obrigatório continua a vigorar das 23 às 5.

Primeiras impressões:
Dili - cidade conturbada, bastante destruída (é preciso ter cuidado para n cair nos buracos);

Timorenses - povo simpático e muito educado (até de mais);

Tempo - abafado mm mm

Estrangeiros - há de tudo, de mercenários da contrução civil a voluntários que ajudam os campos de refugiados, fazendo, no entanto, com que as pessoas não voltem para as suas casa (aqui tenho comida, para quê voltar para casa???)

Universidade - a cumprir as suas funções apesar das limitações.


E pronto, dp desta noite de 5 horas de sono (isto do jet lag é desafiante), é tempo de fazer compras, preparar aulas e ir à praia

3 comments:

Anonymous said...

Parece que já te andas a divertir:) e que não vão faltar coisas novas para ver!!
Ficamos à espera das fotos com os teus novos amigos(e amigas) cuidado com o calor!

areb said...

Tenho uma amiga timorense. Agora chama-se Rita, antes chamava-se Bartolomeu. Se quiseres posso-te dar o contacto, porque certamente iriam passar um bom tempo juntos. Aliás...Ela própria é muito dada para a brincadeira e o cirurgião fez um trabalho tão bom que nem se nota.

SinjinSmith said...

quem és anonymous?