Wednesday, August 23, 2006

"Democraxia"

Carlos de Sousa confirma saída da presidência da Câmara de Setúbal

"A Comissão Concelhia do PCP de Setúbal confirmou hoje de madrugada a substituição do presidente da Câmara de Setúbal pela vice-presidente e actual vereadora Maria das Dores Meira, que deverá assumir o cargo até final do mandato. O partido diz que os autarcas vão ser substituídos "para renovar energias, rejuvenescer e reforçar a equipa para melhor enfrentar os desafios" que a autarquia tem pela frente."

É como o Fidel Castro que delegou o poder ao irmão, em busca de energia, para rejuvenescer e reforçar Cuba no Mundo.

7 comments:

Anonymous said...

Mas houve eleiçoes a seguir ou nao ? Vamos ver se também há em cuba ( e pacificias )...

md

VG said...

1- Raul Castro(por acaso irmão de Fidel) é ha muitos anos o nº2 na hierarquia politica Cubana, por isso é falsa a ideia que acabou por se gerar que Fidel escolheu um ao acaso para o suceder. Em Portugal se acontecer alguma coisa ao Presidente da Republica existe o nº2 para o substituir. Se por acaso Che Guevara fosse vivo acredo que ele fosse o nº2 de Cuba.

2- Em Portugal e até ao dia de hoje as eleições seja autarquicas, seja para a Assembleia da República votam-se em Listas e não em pessoas isoladas. Existe a Lista de Candidatos a deputados por distrito, onde figuram o nº1, o 2, o 3º, etc.Quando algum deputado ja eleito (seja o nº1 ou o 2, ou o 5, seja muito conhecido ou pouco conhecido) renunciar seja para deixar a vida politica ou seja para ir ocupar outros cargos, que eu me lembre nunca ninguem pediu eleições antecipadas ou intercalares para eleger novos deputados. E renuncia de deputados ocorre quase como "piscar de olhos" em determinados partidos.

Também não me lembro de o PSD, PS, CDS, BE ter pedido eleições anticipadas para a CM de Lisboa quando Santana Lopes abandonou a presidencia desta para ir para o lugar de Primeiro Ministro. Até porque é tudo feito na base da Lei. E casos destes houve sempre vários ao longo dos anos em todas as forças politicas, seja por morte/doença de algum presidente da CM, seja por renuncia por outros motivos.

Voltando a Setúbal, foi feito tudo dentro da lei, quem vai ocupar a presidencia da CM não nenhum extra-terrestre mas simplesmente a VICE-PRESIDENTE ou Presidente Substituta, como lhe queiram chamar, e os dois novos vereadores que vão entrar na CM figuram na Lista da CDU, lista esta votada pela população de Setúbal. As pessaos quando votam, tambem votam em programas eleitorais. Pelo que conheço na CDU não existem projectos pessoais de eleitos iluminados, por isso o programa vai ser para continuar. Se nos outros partidos não é assim que funcionam, problema o deles, aliás vemos bem os resultados por esse país fora...

Anonymous said...

1, 2 - Exacto, eleições.


"Se nos outros partidos não é assim que funcionam, problema o deles, aliás vemos bem os resultados por esse país fora"

Como se ve nos refugiados de Cuba.

MD

Anonymous said...

E achei piada ao "por acaso irmão de Fidel", mera casualidade. Assim como na idade média quem era principe era mais tarde rei ( em principio ), e o seu filho igual, era hereditário. Deve ser como agora, deve estar nos genes de uns quantos...

VG said...

Essa Casualidade vem do facto de ambos terem feito a revolução ha mais de 40 anos...ninguem em CUBA gostem ou não dele(s) mete a legitimidade de Raul em causa...

Quanto a eleições dou mais alguns casos já percebi que aqui ha gente com memória mto fraquinha:
-> Fernando Gomes saiu durante o mandato, houve eleições?
-> Isaltino Morais saiu durante o mandato, houve eleições?

São dois casos um PS outro PSD de CM muito importantes, para não repetir o que já disse do Santana em Lisboa. Não dou casos do CDS porque praticamente não tem CMunicipais...e ainda bem! =)

Anonymous said...

Mas você não percebe a parte das eleições... Há eleições em Cuba ?

Alguém se lembra da posição do pcp sobre um partido decidir da substituição de um político eleito, há coisa de 1 ano e meio, mais ou menos?

Dualidade de critérios... fica com um
Poema final.

Anonymous said...

Já por isso é que eu escrevi final .
São lixados os factos... ( nao resisti ) :P