Friday, June 16, 2006

Mão cheia de nada

Já mete nojo tanto cachecol, cântico e "emplastrismo", tanto "somos os maiores" - quando pouco fazemos para ganhar a uma equipa de desempregados e jogadores de 2ª liga (portuguesa ainda por cima) - tanto NADA! Enfim... o mundial deveria servir para os povos se aproximarem; para termos um jornalista que ao estar em Teerão, faça uma reportagem útil, que não se limite a perguntar aos putos quem é que eles gostam de ver jogar, mas que averigue, como é que num país que se diz "repressivamente" islâmico há um jogador na selecção que é assumidamente católico. Coisas destas.

Mete nojo, mete nojo o enclipsar das coisas como elas são, parece que o mundo parou porque há um mundial de futebol, os telejornais ficam inundados de notícias como o Deco peidou-se ou o Scolari acordou mal disposto...

Eu gosto de futebol, e gosto de ver o mundial, os jogos e até reportagens, mas não sou obrigado a levar com programas de 5 horas na tv generalista sobre NADA!: sobre pessoas a dizer que sim senhor somos bons, ou que é bonito o movimento em torno da selecção... Agora somos patriotas? onde é que está o espírito patriótico no resto do ano? É so com o desporto ou futebol que temos de ser patrióticos? Patriótico é ter orgulho no nosso país mas também reconhecer os seus problemas e fazer o máximo possível dentro das suas capacidades para o país avançar! O país avança com a selecção a ganhar? Talvez, talvez fiquemos mais alegres e com mais motivação, mas tenho a certeza que não é algo de relevante para o país, como país mesmo e não como equipa de futebol que agrega vários clubes.

Estamos dominados pela máquina do dinheiro do futebol, que começa na FIFA, que apresenta um mundial supostamente limpo, em que os resumos dos jogos sáo limpos antes de difundidos, com limpezas de entradas de adeptos em campo, ou lances duvidosos do jogo, para citar alguns exemplos. Ao mesmo tempo em que o organismo que rege o futebol mundial estabelece um limite de 18 equipas para os campeonatos nacionais. Mas a propósito de quê? A propósito dos jogadores estarem nas competições internacionais em boa forma, e a FIFA aumentar os seus lucros multimilionários.

É nojento, a maneira como o dinheiro corrompe desde os jogadores que querem chorudos prémios de jogo para representar o país, até aos máximos responsáveis mundiais da modalidade que engordam a cada ano futeboleiro que passa.

Enfim, vou ver os jogos, e se calhar até em locais de agregação de massas, não tenho qualquer problema. Mas SÓ isso. No resto do tempo ainda bem que a televisão só dá merda, que assim é mais uma razão para estudar.

4 comments:

Anonymous said...

sempre achei piada à comparação que a minha professora de filosofia fazia entre o fanatismo religioso e o "futebolismo". se se pensar na Igreja e em todo o dinheiro que o futebol move... se se pensar nas massas que move... se se pensar no dito "terrorismo" e nos skins "tugas" que dizem que "o sporting é a minha vida", "eu vivo para o sporting" (e depois mostram imagens dignas de um raide neo-nazi, mas cá.. no "pacífico" e "civilizado" Portugal no século XXI!)...
o futebol move deputados, refaz horários e pára um país... o culto à bandeira e às cores nacionais. crianças a cantarem o hino em coro alegremente (escola nº2 de espinho, à hora do jogo de portugal-mexico)

que valores queremos ensinar às crianças?! às futuras gerações?

cada um é livre de acreditar no que quiser, graças a Deus. mas ao menos as religiões ainda pregam a paz, honestidade, fraternidade, respeito... etc. e nunca houve uma época na história que tais valores fossem considerados defeitos... até hoje.

o português que se desenrasca a fugir à lei, não é desonesto.. é "esperto", por exemplo.

Anonymous said...

"mas ao menos as religiões ainda pregam a paz, honestidade, fraternidade, respeito... etc."

e é um facto que ainda existe muito boa gente que se rege por tais valores, apesar do seu número vir a diminuir cada vez mais.

SinjinSmith said...

podiam assinar os comentários n?

Anonymous said...

"mas ao menos as religiões ainda pregam a paz, honestidade, fraternidade, respeito... etc."

Algumas é capaz de ser mais correcto... :)

"crianças a cantarem o hino em coro alegremente (escola nº2 de espinho, à hora do jogo de portugal-mexico)"

Isto é a serio ? OMG!

cro.